SEIDI SÃO PAULO

O que vier na cabeça, sem revisar os textos.

Monday, August 14, 2006

 
Anarquia...

SER GOVERNADO é ser ser observado , inspecionado, espiado, no sentido de falta de privacidade tal como se entende hoje, dirigido, legislado, numerado, regulado, regulamentado, parqueado (enrolled), endoutrinado, controlado, ´calculado´, ´avaliado´, censurado, comandado, por criaturas que não têm, nem o direito nem a sabedoria nem a virtude para o fazer . Pierre Joseph Proudhon – anarquista francês do séc. XIX

Ocorrerá neste mês, a primeira Feira Anarquista de São Paulo. Em geral, o Anarquismo remete à violência, em parte por causa dos movimentos ocorridos no século XIX e XX, porém, o seu conceito inicial é a busca da abolição do Estado e qualquer tipo de ordem hierárquica, sem exatamente significar desordem por meio de atentados.

Em várias cidades nos EUA e na Europa ocorrem anualmente feiras de livros anarquistas que reúnem diversas editoras e livrarias ligadas ao pensamento libertário, assim como séries de palestras, debates e apresentações artísticas. No Brasil, eram comuns festivais operários organizados pelos anarquistas no início do século XX.

Inspirados nessas experiências, a editora Index Librorum Prohibitorum e o Coletivo Anarquista Terra Livre realizarão a 1a Feira Anarquista de São Paulo.

O evento contará com mostra e venda de livros, jornais, revistas, fanzines e outros materiais a preços populares. A Feira pretende reunir as editoras libertárias do país, assim como do exterior, e expor os títulos ligados ao tema de outras editoras.

Haverá também exposições sobre o primeiro de maio e de ilustrações de artistas anarquistas contemporâneos. Uma mostra de painéis contendo atividades de grupos ou coletivos anarquistas do Brasil e do mundo.

Existe se não me engano em Moema, existe um buffet infantil chamado Anarkia Park...Será que o nome foi dado devido ao caos lá dentro com 300 baixinhos?

Espaço Cultural Tendal da Lapa - Rua Constança, 72 - Lapa, São Paulo, SP
Dia 20 de agosto de 2006 das 10:00 hs às 20:00 h
Entrada francaSite do evento:
http://feira.sarava.org/sommaire.php3
(foto:www.sf.indymedia.org)

Comments:
This comment has been removed by a blog administrator.
 
Que legal, Seidi!
Existe uma livraria em Londres, a Bookmarks, especializada em livros socialistas. Será que tem a ver com o fato de Marx ter morado na cidade?
O site é www.bookmarks.uk.com
 
É mesmo...já tinha ouvido falar nessa livraria, imagina uma livraria assim em SP, será que sobreviveria?
 
Muito difícil. O brasileiro lê só 1,8 livros por ano. Uma livraria assim, infelizmente, não sobreviveria, acho.
 
Post a Comment



<< Home

Archives

February 2006   March 2006   April 2006   May 2006   June 2006   July 2006   August 2006   September 2006   October 2006  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?