SEIDI SÃO PAULO

O que vier na cabeça, sem revisar os textos.

Saturday, May 20, 2006

 

Casas Pintadas

Tirana e Heliópolis. Aparentemente as duas localidades não têm nada em comum. A primeira é a capital da Albânia, um país que foi judiado pelo comunismo (um dois mais fechados da Europa) dirigido pelo Enver Hoxha. A segunda é a maior favela de São Paulo.

(Cidade de Girokaster, Albânia)

A semelhança entre elas estão nas cores. Em 2003, o prefeito de Tirana criou um projeto que desafiava artistas a pintarem os edifícios decrépitos da cidade para levantar a moral e estima da população. A Cor em Heliópolis, projeto idealizado pelo arquiteto Ruy Ohtake, com a parceria da Suvinil e do banco PanAmericano, pintou das fachadas de 270 casas, realizada com mão-de-obra da própria comunidade, previamente treinada pela equipe técnica da Suvinil.

(à esquerda: Tirana - à direita inferior: Heliópolis)

O projeto da Tirana ficou um tanto chocante, pois alguns estão com cores gosto duvidoso e ainda, uma coisa é pintar a favela, outra é pintar a cidade inteira. Bem, o que vale é a intenção. Veja os resultados nas fotos apresentadas aqui.

Falando em Tirana, Albânia é um destino que me interessa. Tão distante e desconhecido para nós, porém, misterioso. Situado no mar Adriático, na conturbada península balcânica, é um dos países mais pobres da Europa. A maioria da população é muçulmana. Possuem cidades históricas, sítios arqueológicos – na antiguidade pertencia a região da Ilíria – tudo intocado, porém em estado de abandono. A personalidade mais conhecida é o escritor Ismail Kadaré, do romance “Abril Despedaçado” que deu origem ao filme do Walter Salles Jr.

Comments: Post a Comment



<< Home

Archives

February 2006   March 2006   April 2006   May 2006   June 2006   July 2006   August 2006   September 2006   October 2006  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?