SEIDI SÃO PAULO

O que vier na cabeça, sem revisar os textos.

Sunday, May 07, 2006

 


As Sereias do Capitalismo

Nos anos 90, esteve na moda no Japão, o chamado Enjo Kousai, que literalmente significa “relacionamento solidário”. Não é nenhum termo de política internacional ou inventado pelos ambientalistas dos ONG.

Trata-se de prostituição. Mesmo com o país em crise, depois de um período de constante crescimento e bonança, o “mercado do corpo” manteve-se firme. O tal vocabulário Enjo Kousai, que veio para ficar, possui um diferencial, pois não é prostituição qualquer. São adolescentes, de classe média, entre 15 a 18 anos, estudantes, sem rumo, sem conteúdo, um dia descobriram que possuíam uma mina de ouro: o próprio corpo. Em Tóquio, elas estão concentradas em Shibuya, um bairro jovem hi-tech, bagunçado e colorido que lembra mangás futuristas.

Influenciadas pela mídia global e capitalista, não resistem às bolsas da Louis Vuitton e qualquer peça da Prada, e o caminho mais fácil e rápido de obtê-las é oferecendo programa aos salarymen principalmente da meia idade.

O “relacionamento solidário” é um nome cruel e patético, pois o senhor de terno cinza, e de óculos, cansado do trabalho, pressão dos chefes e dos subordinados, e com a frieza e desprezo com que é tratado dentro de sua própria casa, recorre ao prazer momentâneo, uma vingança a sua vida, dormindo com moça que tem cabelos tingidos de vermelho, sobrancelhas cuidadas, vestindo uniforme da própria escola (elas vão para o point depois do colégio) só que com saia plissada dobrada que se transforma em um micro pano cortinando suas pernas brancas.

Ela, por outro lado, acha o “velho” nojento e um saco, mas é um idiota que fica embasbacado ao ver o seu corpo. Com a “remuneração” do dia vai parar no Häagen-Dazs tomar sorvete de macadamia, ou nos milhares de lojas de roupas e acessórios que a cidade oferece. Vão sempre com as amigas, conectadas, claro, pelo celular, hoje um centro de informações portátil que manda fotos e imagens, ornado com penduricalhos do tipo Hello Kitty.

Pois o Enjo Kousai está chegando ao Brasil. Meninas de classe média daqui também estão “ligadas” a forma mais fácil e mais antiga da história da humanidade de ganhar dinheiro. E o mais preocupante é que a sua imagem está ficando “limpa” como nunca, basta ver o sucesso da Bruna Surfistinha e a marca de roupa Daspu, criada pela ONG DaVida, formada pelas prostitutas e hoje considerada cool.




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