SEIDI SÃO PAULO

O que vier na cabeça, sem revisar os textos.

Friday, May 12, 2006

 
As Grandes Maravilhas

Franco-paulistano. Os arquitetos estão chamando assim a onda de arquitetura neoclássica que está invadindo São Paulo. Prédios comerciais, lojas, apartamentos, “mansões suspensas”...

São formas aparentemente clássicas, charmosas, “francesas”, porém, cheira algo de rico-novo. Recentemente, numa entrevista a um grande jornal, um crítico de arquitetura avaliou que esses projetos estão todos errados, em termos de referência ao clássico, algo como um texto literário cheio de erros de ortografia, sintaxe etc. (como este blog...)


A super loja Daslu, é um bom exemplo dessa arquitetura. Era uma boa oportunidade de fazer uma coisa bem ousada (o terreno é imenso) tipo Rem Koolhaas, porém, como toda boa construção “chique” de São Paulo, acabou optando mesmo pelo franco-paulistano.

(foto ao lado: projeto de Rem Koolhaas em Beijing, China)

Não vemos esse tipo de edifícios em outras regiões do Brasil e do exterior. Talvez possa equiparar, em termos de pretensão àquelas construções da Flórida, nos Estados Unidos. São apartamentos e shoppings como Mizner Park em Boca Raton, com toque de “mediterrâneo”.
Na Ásia também vemos coisas engraçadas, do Japão (um parque temático holandês) a China (foi inaugurada recentemente uma vila que imita Veneza).

Enquanto isso na própria Europa, que é o berço do clássico, os críticos têm torcido o nariz para coisas modernas demais como a pirâmide de vidro do Louvre ou obras de Santiago Calatrava. Mas, pelo menos são modernos, com materiais modernos e tecnologia idem. Veremos como estará o estado de conservação desses franco-paulistanos daqui a 10 anos.

Ousada mesmo é a loja da Louis Vuitton em Paris...

Site dos arquitetos:
veja
www.vitruvius.com.br

Comments: Post a Comment



<< Home

Archives

February 2006   March 2006   April 2006   May 2006   June 2006   July 2006   August 2006   September 2006   October 2006  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?