SEIDI SÃO PAULO

O que vier na cabeça, sem revisar os textos.

Monday, July 31, 2006

 


Novos botecos

Os botecos estão de cara nova. Limpinha porém, sem graça. Não se trata de botecos chiques, cariocas, que estão na moda entre os arrumadinhos paulistanos. Estou falando daqueles lugares que vendem cerveja de garrafa.

Na esquina perto de casa existem dois. A sua aparência nos confunde. No início, pensei que fosse meio padaria, meio lanchonete. São forrados de ladrilhos de cerâmica, do chão a parede, geralmente brancos, o que dá um aspecto higiênico porém sem charme, parecendo uma cozinha industrial.

Numa fria manhã de sábado, na esperança de encontrar pães frescos na menor distância possível de casa, arrisquei a dar uma passada num desses estabelecimentos. O balcão é de granito, as paredes de cerâmica, com cara de novo. Na vitrine dos salgadinhos, coxinha, risoles, quibe e enroladinhos inidentificáveis enfileirados. Pergunto ao senhor atrás do balcão:

- Tem pãozinho?
- Não!

Respondeu ofendido, como se tivesse perguntado em algum restaurante chinês se servem sushi.

Depois fui percebendo, pela cidade, o surgimento desses botecos. De dia servem pratos comerciais “R$ 8,90”, “substâncias” como vaca atolada e feijoada. À noite, torna-se ponto de encontro dos bebedores de cerveja de garrafa e pinga, acompanhado de torresmo e ovo de codorna.

Aqueles botecos com balcões de fórmica cor salmão ou creme, com paredes de alvenaria, estão sumindo. Não que esses também eram exemplos de bom gosto, porém, esses novos, perderam charme.

Existe um lugar tradicional chamado Pastelaria Yokoyama, na rua Lins de Vasconcellos número 1.365, no bairro de Cambuci. Famosos por suas esfihas suculentas, pastel de camarão com palmito que derrete na boca, e outras iguarias de baixa gastronomia. Lembro-me que antigamente era apenas um balcão (daqueles de boteco antigo), com várias canetas penduradas do alto onde os funcionários (todos descendentes de japoneses) puxavam para anotar os pedidos. Atualmente localizado num espaço maior, porém como os botecos acima mencionados, perdeu o seu charme. Paredes de cor duvidosa, assentos de Mc Donald´s, ou seja, tornou-se um pedaço de uma praça de alimentação de Multi Shop ou Promocenter.

Ainda bem que a qualidade das suas comidinhas continua impecável.


(foto: Bar do José 1928 - fonte http://www.agenealogia.com)

Comments:
Seidi,
Que tal fazer um roteiro de sujinhos de charme?
Garanto que tem tudo para ser um best-seller! :-)
Eu mesma sinto falta deles aqui em SP. No centro, você encontra um ou outro, mas tem que ter coragem (ou estômago) para encarar. Aqui perto de casa existe um exemplo de que a mania de cirurgia plástica chegou ao comércio dito popular. Bem, gosto não se discute, mas cerâmica do chão ao teto e assentos de Mc Donald's não fazem falta a ninguém. Abraço!
 
Ótima idéia,
vamos começar
a juntar os endereços!

Abs,
 
Ok, combinado!
Abs!
 
Vocês já foram ao A Juriti? E ao Olinda Prudência?
 
Post a Comment



<< Home

Archives

February 2006   March 2006   April 2006   May 2006   June 2006   July 2006   August 2006   September 2006   October 2006  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?