SEIDI SÃO PAULO

O que vier na cabeça, sem revisar os textos.

Friday, October 06, 2006

 

American Coffee

A rede de cafeteria americana (de Seattle) Starbucks Coffee enfim está aportando no Brasil, depois de muito vem - não vem na ultima década. A primeira loja será no Morumbi Shopping e a segunda na livraria Saraiva do mesmo (!!) Shopping. E a terceira será na rua, provavelmente na região dos Jardins. O preço de um cafezinho suponho que seria no patamar do Café Suplicy (al. Lorena, entre Augusta e Pe. João Manuel), em torno de R$ 3,00.

Hoje existem várias cafeterias em São Paulo que servem cafés especiais. As mais conhecidas são a acima citada Suplicy e a Cafeera. Elas devem estar bem preparados para a concorrência, pois Starbucks hoje é uma marca fortíssima, global, tem até na China. Aliás na América do Sul, já havia chegado faz tempo no Peru e no Chile com muitas lojas atualmente.

Ainda que os cafés do Starbucks não sejam apenas os chafés descafeinados americanos, e sim com vasto cardápio de cafés especiais, não é garantia de sucesso por aqui. Temos uma tradição em café, e os brasileiros são enjoados para sanduíches ou comidinhas diferentes (americanos). Vide exemplo uma loja da rede americana Au Bon Pain, com ótimos bagels. Eu gostava de frequentá-la. Porém um belo dia o local havia se tranformado em...um restaurante por quilo. KFC, Kenny Rogers Roasters e outras redes americanas deram meia volta ao saber que os brasileiros amam o frango assado de televisão e costela temperado apenas com sal grosso, rejeitando a comida agridoce dos caubóis.

Boa sorte a Starbucks, se bem que na minha opinião a primeira loja deveria ter sido na Oscar Freire
ou Shopping Iguatemi, e dentro da Livraria Cultura, para fixar a marca como tal, afinal são
cafezinhos de R$ 3,00...

Foto: obra criada por Alien Loves Predator, inspirado no Escher.

Comments:
Oi, Seidi!
Esse post deixa a gente com água na boca. :-)
Pois é, de "americanas", só as "Lojas", né? Isso me fez lembrar de outros exemplos, como a Pizza Hut (que sobrevive nos shoppings) e a Subway (que vai, volta, vai, volta, aliás, tem uma na Alameda Santos, quase na esquina da Campinas, já viu?).
Agora, Starbucks????
E num shopping do Morumbi??????
Eles vão carregar alguma rua dos Jardins lá pra dentro? :-)))) Sim, porque até onde eu sei, café é na rua, não em shopping (coisas da modernidade).
Abraço!
 
Concordo com você, café tem que ser na rua. Essa mania de Shopping...

Aliás lembrei de mais um: Arby´s, que vendia sanduiche de rosbife com raíz forte...

O que pega aqui mesmo é o sanduba "natural" de salpicão de frango enlameado de maionese.
 
Pois é, Seidi, se a gente fosse fazer um roteiro gastronômico do Tio Sam em SP, já teríamos uma lista enorme, sem contar o Mc Donald's, o Burger King, a Häagen-Dazs e por aí vai... :-)
Bem, aqui, além do sanduba de salpicão, tem o velho pão com mortadela, o bauru, o misto quente... Mas bom mesmo é um sanduíche de churrasco feito em casa e, de preferência, preparado no dia seguinte.
 
Post a Comment



<< Home

Archives

February 2006   March 2006   April 2006   May 2006   June 2006   July 2006   August 2006   September 2006   October 2006  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?