SEIDI SÃO PAULO

O que vier na cabeça, sem revisar os textos.

Friday, February 24, 2006

 

Moda Gastronômica 2

A moda gastronômica também envolve naturalmente onde se servem as comidas, ou seja, restaurantes, bares e similares.

Em uma cidade como São Paulo, sempre surgem novidades, e seguindo estas, os imitadores, para não perder o boom
(que palavra horrorosa).

Os restaurantes japoneses estouraram na década de 1990 e vieram para ficar. Atualmente esta culinária (principalmente sushi e yakissoba) está miscigenada com os ocidentais enfeitando os balcões dos restaurantes por quilo e das churrascarias.

Apesar de possuirmos tradição, com orgulho, do nosso churrasco, fomos invadidos pela a onda da rival parrilla (churrasco tipo argentino/uruguaio) e abriram-se casas e casas que servem esse tipo de gastronomia. O Estación Sur e Buenos Aires Classic foram um dos primeiros. Depois surgiram Vila Alvear, 348 Parrilla Porteña, La Caballeriza, Pobre Juan, Costañera (ufa!) e o mais recente Cabanã del Asado no Butantã. Ainda acredito que falta uma dúzia de lugares, pois não listei todos.

Numa escala menor, achei divertida a utilização do nome "Forneria" em alguns restaurantes, imitando o bem sucedido Forneria San Paolo da família Fasano. Surgiu um restaurante chamado Forneria Tamandaré (repito, Tamandaré) que não durou nem um ano. E o mais recente Forneria Fornarelo, na Vila Madalena.

Os botecos chiques, iniciados por Pirajá/Original, os pubs irlandeses, os estabelecimentos com nomes Santos. Boteco São Bento, Chácara Santa Cecília, Santa Madalena, Santo Grão, Mercearia São Roque, Santa Aldeia.
Novamente, não listei todos pois não caberia aqui. O sócio de um bar até nomeou o seu estabelecimento de Todos os Santos, e disse, já que tem tantos Santos, iria homenagear todos.

Há os corajosos que tentam inventar novos nomes. Um deles: temakeria. Temaki, é o sushi enrolado com alga, em formato de cone. Possibilita diversas combinações, como os wraps. O Ícone Temakeria (Rua Leopoldo Couto Magalhães Jr., 633 Itaim Bibi) é o inventor.

Posso inventar também? Yakissoberia. Não gostei. Não é um nome apetitoso.

E, recentemente têm aparecido, ainda que discretamente, lugares que servem batata rosti.
É uma receita suiça, com batatas cortadas a juliana, e frita na panela, um deleite.

Essas modinhas não são exclusivos daqui. Vi coisas engraçasdas nos Estados Unidos e no Japão.
Em Londres, nos anos 1990, teve a onda dos noodle bars (restaurantes de macarrão).
São macarrões japoneses chamados lámen ou ramen, mais conhecidos por aqui como Miojo.
O pioneiro Wagamama (veja o seu site gracioso www.wagamama.com), inaugurado em 1992, no bairro de Bloomsbury e resiste até hoje com várias filiais e bem estruturado sistema de franquia.
Com decoração modernosa, tem mesas coletivas compridas instaladas no salão.
Daí a deneminação bar. Depois surgiram outros noodle bars em Londres.

Enquanto não vem a onda dos noodle bars, experimente o tradicional lámen japonês no Aska.
Depois confirmará que Miojo é instantâneo, como feijoada enlatada.
Poucos, fora da comunidade japonesa o conhecem:

Aska
Rua Galvão Bueno 466
Liberdade São Paulo SP
Tel 3277-9682

Comments:
Mestre Seidi, antes de mais nada Gratz pelo Blog.
Impressionou-me sua cultura gastronômica e ouso dizer que poderá atuar como consultor como um part time job.
Acrescentando um pouco à sua cultura noturna, o termo "bar" originou-se quando dois amigos americanos, em uma viagem à Inglaterra, visitavam os pubs ingleses e, espanto à parte no que se refere ao consumo alcoólico daquele povo, repararam que em toda a extensão do balcão do bar (de todos os pubs que visitaram) havia uma barra de ferro que distanciava ainda mais o cliente do barman. Questionando tal adereço, foi-lhes confirmado que tal "barra", ou "bar", era exatamente para isso: evitar um contato físico entre o cliente com o funcionário da casa e também como apoio.
Bom, o resto é deduzível. Os americanos gostaram da idéia e levaram os pubs ingleses para a América do Norte batizando-os de "bar".
Gostei muito do blog! Já está adicionado aos meus favoritos.
E obrigado pela referência do T.O.S.
[]s/Liu.
 
Oi tudo bem pessoal sou o dono da Yakissoberia ainda por muito tempo levado estou em reforma mais estou quase acabando agora tenho um site www.yakissoberia.com
breve vou colocar fotos do local
 
A Forneria Tamandaré ficou aberta por 5 (cinco) anos, sempre na lista da Veja SP como os melhores da cidade. Continua até hoje na Ilhabela (litoral norte de SP), com bar e balada, sempre na lista dos melhores do PRAIA, VALE e MONTANHA da Veja
 
Post a Comment



<< Home

Archives

February 2006   March 2006   April 2006   May 2006   June 2006   July 2006   August 2006   September 2006   October 2006  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?