Moda Gastronômica 1Numa pizzaria, o garçom sugere com orgulho:
"A moda da casa é uma pizza com tomate seco, rúcula e
mussarela de búfala."
Num outro local, uma cantina, o cliente pergunta:
"Qual é a especialidade da casa?"
O garçom, enche o peito e diz:
"Risoto com tomate seco, manjericão e mussarela de búfala."
Tempos atrás, os restaurantes serviam tudo com tomate seco, mussarela de búfala, combinando com rúcula ou manjericão.
É a moda gastronômica. Depois dessa combinação acima firmar-se como
clássico, foi a vez dos cogumelos. Começou com funghi italiano, até chegar nos exóticos shitake e shimeji do Japão
. Shitake já é um ingrediente que figura inclusive na cozinha ocidental como
filet mignon ao molho de shitake, ou
bruscheta com tomate fresco e shitake, assim por diante.
Açafrão, pimenta rosa, todas as ervas, picanha na chapa, petit gâteau, sorvete de lichia.
É interessante observar esse movimento dos restaurantes, que se tornaram, como lojas de varejo, um local para vender tendências. Alguém lança um determinado prato. O público gosta. Alguém diz que é
chic. Começa a vender. Vender bem. Todos querem ganhar dinheiro e introduz o
produto no seu cardápio.
Quanto as bebidas, o garçom diz: "bebida da casa? Caipiroska de lima da pérsia." Lima da pérsia, estava em todos os bares. É refrescante e leve, mas já encheu. Atualmete, o cubano mojito parece estar em alta.
Qual será a próxima?
Hoje de manhã experimentei a nova pasta de dente Close-Up que Claudia havia comprado. Vejo o design do tubo. Sabor
frutas vermelhas. Não consegui parar de rir durante minha higienização bucal. Este setor também está de olho nas tendências gastronômicas. Só falta agora a Unilever lançar pastas com sabor
abacaxi com hortelã, ou quem sabe,
papaia com cassis.Blog tudo sobre comida. Bom apetite.http://kiplog.com/food/ (em inglês)