SEIDI SÃO PAULO

O que vier na cabeça, sem revisar os textos.

Thursday, February 23, 2006

 



Moda Gastronômica 1

Numa pizzaria, o garçom sugere com orgulho:
"A moda da casa é uma pizza com tomate seco, rúcula e
mussarela de búfala."

Num outro local, uma cantina, o cliente pergunta:
"Qual é a especialidade da casa?"
O garçom, enche o peito e diz:
"Risoto com tomate seco, manjericão e mussarela de búfala."
Tempos atrás, os restaurantes serviam tudo com tomate seco, mussarela de búfala, combinando com rúcula ou manjericão.

É a moda gastronômica. Depois dessa combinação acima firmar-se como clássico, foi a vez dos cogumelos. Começou com funghi italiano, até chegar nos exóticos shitake e shimeji do Japão. Shitake já é um ingrediente que figura inclusive na cozinha ocidental como filet mignon ao molho de shitake, ou bruscheta com tomate fresco e shitake, assim por diante.

Açafrão, pimenta rosa, todas as ervas, picanha na chapa, petit gâteau, sorvete de lichia.

É interessante observar esse movimento dos restaurantes, que se tornaram, como lojas de varejo, um local para vender tendências. Alguém lança um determinado prato. O público gosta. Alguém diz que é chic. Começa a vender. Vender bem. Todos querem ganhar dinheiro e introduz o produto no seu cardápio.

Quanto as bebidas, o garçom diz: "bebida da casa? Caipiroska de lima da pérsia." Lima da pérsia, estava em todos os bares. É refrescante e leve, mas já encheu. Atualmete, o cubano mojito parece estar em alta.

Qual será a próxima?

Hoje de manhã experimentei a nova pasta de dente Close-Up que Claudia havia comprado. Vejo o design do tubo. Sabor frutas vermelhas. Não consegui parar de rir durante minha higienização bucal. Este setor também está de olho nas tendências gastronômicas. Só falta agora a Unilever lançar pastas com sabor abacaxi com hortelã, ou quem sabe, papaia com cassis.

Blog tudo sobre comida. Bom apetite.
http://kiplog.com/food/ (em inglês)


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