SEIDI SÃO PAULO

O que vier na cabeça, sem revisar os textos.

Saturday, February 18, 2006

 


Reforma Geral

A rua Oscar Freire está em obra.
Vão transformar numa rua decente.
Como Bond Street.
Worth Avenue.
Orchard Road. Até que em fim!

(ilustração do projeto Oscar Freire divulgado na mídia)
Esta rua, principalmente o trecho entre a Augusta e Haddock Lobo
estava horrorosa, com muitos fios, postes, calçadas estreitas e
um clima de cada logista-faz-o que-quer.

Espero que o baixo Jardins se torne um orgulho da cidade depois da reforma (pois já que a av. Paulista vai demorar para trocar as calçadas), trazendo muitos turistas, realizando eventos (aliás como ficou o evento Promenade Möet? Aquele evento anual do Möet Chandon? Faz tempo que não ouço nele).

Na carona da reforma, observo que muitos restaurtantes estão reformando e seguem uma tendência: estão se abrindo para a rua. Começou com Catherine, na Haddock Lobo (antes ocupado pelo Café Antiqüe) mostrando seu salão bonito, sensual, com os clientes idem. Paola di Verona, na esquina da Pe. João Manoel e Br. de Capanema também montou uma varanda voltada para a rua. E na própria O. Freire, a loja do Red Angus Beef (nunca sei o nome do restaurante) também está em reforma, e ontem já abriu o salão para a rua.

Falando em calçadas, parece que o Serra quer padronizá-las, aqui em São Paulo. Aprovado ou não, seria mais um passo rumo a uma cidade mais humana (sei, que isso não é o suficiente). Pois as 3 grand coisas que me irritam mais em SP: calçadas estreitas (incluindo buracos), postes e falta de metrô.

Quero ver toda São Paulo com calçadas largas como as do Higienópolis.
Quero ver São Paulo sem postes, como o nosso vizinho Buenos Aires.
Quero ver São Paulo com estações de metrô Parque do Ibirapuera e Aeroporto de Congonhas.

Voltando ao passado, veja ao lado na aquarela mantida pelo Arquivo Histórico Municipal/DPH, o que Prestes Maia havia preparado para nós no seu Plano de Avenidas, na dácada de 1930. Era a proposta para a transformação da Praça da República, onde ao fundo teria o Congresso Estadual, que ocuparia o edifício da Escola Normal. Poderia imaginar São Paulo assim?

Outras curiosidades sobre São Paulo
http://www.prodam.sp.gov.br/dph/curioso/

Comments:
A lei sobre as calçadas já foi aprovada, regulamentada (p.ex. somente tres materiais podem ser usados - calçadasescorregadias de ardósia nunca mais) e está em vigor. Agora só falta trocar algumas centenas de km de calçadas....
ah, sobre o leste europeu tive a mesma sensação (só que as avessas) em Budapeste.
 
Post a Comment



<< Home

Archives

February 2006   March 2006   April 2006   May 2006   June 2006   July 2006   August 2006   September 2006   October 2006  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?