SEIDI SÃO PAULO

O que vier na cabeça, sem revisar os textos.

Wednesday, February 22, 2006

 

Philip Seymour Hoffman

Ele está no novo filme "Capote", sobre o revolucionário jornalista americano Truman Capote. E está sendo indicado para o Oscar de melhor ator.

Confesso que não vi ou não lembro atuações deste ator
(que já fez muito filme) além d´ "O Talentoso Ripley". Ele está no papel do Freddie Miles (foto ao lado, a direita, junto com Matt Damon, e Jude Law).

O enredo do filme
Tom Ripley (Matt Damon) possui um dom incomum: é capaz de imitar, com perfeição, a asssinatura, a voz, o modo de se mexer, tudo numa pessoa.

Graças a um casaco emprestado, conhece o empresário Herbert Greenleaf (James Redhorn), que lhe oferece mil dólares para ir à Europa trazer de volta seu filho, Dickie (Jude Law). Ripley aceita a oferta e termina por desfrutar da boa vida e da amizade de Dickie e de sua namorada Marge (Gwyneth Paltrow), tornando-se hóspede de ambos.

Entretanto, desconfianças pairam sob o passado de Ripley, criando situações contrárias aos seus interesses, o que o leva a matar Dickie e assumir sua identidade. (partes extraídas do www.adorocinema.com)

Freddie é o amigo do Dickie Greenleaf (Jude Law), um sujeito esnobe, esquisito, meio desmunhecado. É um bon vivant como Dickie, e desconfia das fraudes do Ripley. E Hoffman interpreta o personagem com tiques esquisitos (risadinhas sarcásticas, fungando o nariz), que deixa Ripley desconcertado. Na mansão em Veneza que o Ripley compra em nome do Dickie depois de assassiná-lo, Freddie aparece para visitar o seu amigo (sem saber que foi assassinado). Começa a olhar a casa e observa, dizendo ironicamente ao Ripley: "A decoração está muito... bourgeois (= cafona) para ser do Dickie". E na cena um pouco antes dele (Freddie) ser morto por Ripley, ele brinca com o piano tocando notas singulares, olhando para Ripley, aguardando a explicação deste. É a cena que mais gosto, que dou sempre uma gargalhada.

E essa é a cara do Philip Seymour Hoffman, que permanece na minha mente.

Existe uma versão mais antiga do Ripley, estrelado por Alain Delon:

O Sol Por Testemunha
(Plein Soleil/FRA/ITA/1959)
Direção: René Clément.
Elenco: Alain Delon, Maurice Ronet,
Marie Laforêt, Romy Schneider.


Comments:
Olá Seidi. Dei uma passada no seu blog, que está mesmo "cool". Já que estou aquí, duas notas: Veja também P.Seymour Hoffman em 25th Hour, de Spike Lee (está ótimo) e também em Almost Famous.
A segunda nota. Taí uma referência pra leitura: Patricia Highsmit. As aventuras de Tom Ripley são ótimas. E vc. vai ver que a adaptação de Minghella perde a essência do personagem.
 
Pô, esqueci de assinar. Abraços.
 
Post a Comment



<< Home

Archives

February 2006   March 2006   April 2006   May 2006   June 2006   July 2006   August 2006   September 2006   October 2006  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?